Páginas

Pesquise aqui

quinta-feira, 7 de junho de 2012

DIVAGAÇÕES DE UM PRETENSO FILÓSOFO


             DUAS E MEIA DE UMA TARDE,  QUE TARDA EM ME TRAZER REPOSTAS PARA TANTAS PERGUNTAS QUE EU TEIMO EM FAZER-LHE COMO SE ELA, A TARDE, SRA. CANSADA TALVEZ PELOS ESFORÇOS EM AMPARAR A MANHÃ, TIVESSE SOLUÇÕES PARA TANTOS PORQUES; A MANHÃ, FILHA INGRATA PARTIU AO MEIO DIA SEM DIZER SEQUER AONDE IRIA!  ASSIM PARTIRAM TAMBÉM UM DIA,  MINHAS IDÉIAS PRÉ CONCEBIDAS DO QUE SERIA A VIDA, E TODOS OS SEUS MISTÉRIOS! NUM CANTO QUALQUER DO MEU QUINTAL QUE CONSIDERO SAGRADO, ESTENDO A REDE ENTRE A LARANJEIRA E A GOIABEIRA,  E CERCADO POR BANANEIRAS, UM  ABACATEIRO, E PÉS DE CANA, FICO A MEDITAR SOBRE O QUE FAZER DE MEUS DIAS, NOS MEUS MAIS DE CINQUENTA ANOS DE EXISTENCIA, E BOTA TANTOS NISSO. LÁ NO ALTO, UM CÉU DE AZUL,  DESBOTADO PELO SOL POUCO AFASTADO DO ZÊNITE!- TCHAU PAI, TÔ INDO PRÁ ESCOLA- A VÓZ EM CONTRALTO DO MEU FILHO PAULO DE DEZ ANOS DE IDADE, VEM ME TIRAR DAS CISMAS, BEIJAMOS-NOS E ELE PARTE PARA O SEU MUNDO DIDÁTICO, COM A MINHA BENÇÃO!  PERCEBO QUE ADRIANA, MINHA ESPOSA, NÃO VEIO BEIJAR-ME COMO FAZ QUANDO BEM HUMORADA, E UM PENSAMENTO RÁPIDO DE CHATEAÇÃO , SACUDIU-ME O ESPIRITO LOGO ESPANTADO POR COISAS MAIS SÉRIAS, E DIGA-SE DE PASSAGEM, MAIS NOBRES!
            DE VEZ EM QUAND,O OUÇO O SOM VINDO DO INTERIOR DA CASA, JUNTOCOM O SOM DA TV, DIZENDO  VAZIAGENS DE UM PROGRAMA INFANTIL QUALQUER, QUE PRENDEM A ATENÇÃO DA LOIRINHA IZABELLA, MINHA FILHA DE OITO ANOS DE IDADE.  MISTURANDO-SE A ESSES SONS, OS COLÓQUIOS AMOROSOS DO VICKTOR E DA NAMORADA, ELE COM 17, E ELA COM 15 ANOS, SONHANDOCOM O QUE FAZER, E TALVES, FAZENDO O QUE SONHAM! UM RAIO DE SOL, ESCAPANDO POR ENTRE A FOLHAGEM, VEIO BRINCAR DE  CABO DE GUERRA COM A LUZ DO MEU OLHO DIREITO, QUE DEVIDO A DESIGUALDA DE FORÇAS,PERDE, ESCURECENDO POR ALGUNS SEGUNDOS.
            ESPANTADO PELO RAIO FUGITIVO, LEVANTO-ME, E VOU PARA O VARANDÃO,(UMA FAIXA DE CIMENTO,CERCADA DE MADEIRA  QUE DEVERIA ESTAR ENVERNIZADA), EM FRENTE DA CASA, E VOLTO A ESCREVER! É OUTONO,  E O CALOR DA ESTAÇÃO, ENLANGUECE O CORPO E A ALMA QUE SE ESPREGUIÇAM EM DIREÇÃO AS PALAVRAS,  E MINHA MÃO DANDO VIDA A CANETA,  TEIMA EM TRANSFORMÁ-LAS EM ESCRITA. DAQUI A POUCO CHEGARA DA ESCOLINHA A KALLINCA, MINHA FILHINHA MAIS NOVA, SEIS ANINHOS DE UMA VIDA DE MIMOS E CARINHOS, QUE ELA OS TEM POR  GERÁ-LOS NOSEU JEITINHO TÃO DELICADO E MEIGO DE SER
       GOSTO DAQUI,ONDE QUER QUE EU VÁ NESSE QUINTAL,VOU SEMPRE CERCADO PELAS ÁRVORES POR NOS PLANTADAS, QUE  QUEM SABE POR GRATIDÃO, PARECEM NOS GUARDAR DO MUNDO LÁ FORA, E DAS COISAS DE FORA QUE TALVEZ POR  ASSOCIAÇÃO OU SINTONIA, PODERIAMOS TRAZER AQUI PARA DENTRO, E ELAS  COM SEUS  FLUIDOS PODEROSOS ,MATERIALIZAÇÕES QUE SÃO DO PENSAMENTO DO CRIADOR, NOS HIGIENIZAM, E LIBERTAM DANDO-NOS A CHANCE DE REPARARMOS OS PASSOS E AS  AÇÕES
      QUE PENSAR DE UM DEUS  APRISIONADO NUMAS IGREJA, SINAGOGA, ENFIM NUM TEMPLO QUALQUER, SE O TEMOS AO ALCANCE DAS MÃO NO REINO MÁGICO DA  NATUREZA, SUA EXTENSAO?? AQUI,  CADA DETALHE ME REMETE A UM CRIADOER, BOM,  JUSTO,, CARIDOSO, E CARINHOSO COM TODAS AS SUAS CRIATURAS, NUMA JUSTIÇA , TÃO CRONOMÉTRICA, QUE AS VEZES POR, POR ORGULHO, FINJIMOS NÃO ENTENDER. UM BEIJA-FLOR SUGA FLORES A MINHA FRENTE, E POR SINTONIA EU SUGO  ESSAS PALAVRAS DAS IMAGENS QUE VEJO.  O PÁSSARO VOA E VAI POLENIZAR OUTRAS FLORES, E EU POLEMIZO O LEITOR MENOS ATENTO, BUSCANDO COM O QUE ESCREVO ALIMENTAR OUTRAS ALMAS NESSA ETERNA TROCA, EM QUE O PAI NOS ENSINA COMO SOMOS TODOS IGUAIS.
        O AR TOTALMENTE PARADO, FAZ COM QUE AS ÁRVORES EXTÁTICAS, DÊEM A IMPRESSÃO DE QUE ESTÃO A ESPIAREM O QUE ESCREVO. GOSTARIA QUE FOSSE ASSIM, EU MÍSERO PENSADOR, APRISIONADO EM UM CORPO BEM MAIS FRÁGIL QUE O DELAS, CONSEGUINDO PARA MIM A ATENÇÃO DESSES SERES, SIMBOLOS SECULARES DE DUENDES, GNOMOS E OUTROS SERES,QUE A  VENDA DE NOSSA SUPOSTA SUPERIORIDADE, NÃO NOS PERMITE ENXERGAR!
         POR QUANTOS SÉCULOS, ESTIVE ACOMPANHADO POR TUDO QUE ME ACOMPANHA AGORA, NESTA FORÇA DE ATRAÇÃO QUE ME TORNA CRIANÇA , EMBALADO POR LEMBRANÇAS DE SITIOS IGUAIS A ESTE?
          TALVES, DEVIDO AO CALOR, CHOVA HOJE, E A CHUVA IRÁ MOLHAR AS RAIZES, FACILITANDO A EXISTENCIA DE MILHARES DE CRIATURINHAS INTRA-TERRENAS,E PRINCIPALMENTE NOS CLAREANDO OS PENSAMENTOS, PARA A PROFUNDIDADE  DAS LIÇÕES QUE NOS SÃO OFERECIDAS QUANDO CHOVE- ESSAS MESMAS AGUAS QUE CAIRÃO SOBRE NÓS, NÃO SÃO ESTRANHAS, POIS AQUI ESTIVERAM, EVAPORARAM, CONDENSARAM,VOLTARAM A CAIR E O CICLO SE FARÁ DE NOVO,E ETERNAMENTE, SEM JAMAIS TEREM FIM!
         QUEM SABE, O CALOR SEJA INSUFICIENTE PARA PROVOCAR AS CHUVAS?! AÍ ENTÃO VIRÁ A  LUA NOS OLHANDO, COMO SE FORA O OLHO DA NOITE, E TESTEMUNHA QUE É  DA HISTORIA DO PLANETE, DESDE ÉPOCAS PRÉ HUMANIDADE, MUDAMENTE NOS FALARÁ QUE NADA ACABA, ASSIM COMO NÃO ACABA A ROTATIVIDADE DAS SUAS FASES, MUTANTES  TAMBÉM! LUA, MUSA INSPIRADORA DOS CASAIS APAIXONADOS,E  PARCEIRA SIMBIÓTICA DA MULHER,NO COMUM DE SEUS CICLOS,27,3 DIAS NO MOVIMENTO ORBITAL  DA PRIMEIRA , E O MESMO PERIODO NOS MOVIMENTOS MENSTRUAIS DA FEMEA DO HOMEM. E ESSES MESMOS CASAIS, QUANTAS VEZES,JÁ TERÃO PERECORRIDO OS CAMINHOS DESSE  NOSSO PLANETA  LADO A LADO,SEM ENTENDEREM QUE ESSA PAIXÃO NADA MAIS É QUE O RECONHECIMENTO DE SUAS ALMAS ETERNAS?
       A TARDE COMEÇA A ESBOÇAR UM BOCEJO, AMEAÇANDO PUXAR A CORTINA AVELUDADA DA NOITE,PARA PODER DORMIR,E VOLTAR AMANHÃ,SEMPRE CUIDANDO DA MESMA MANHÃ, QUE HÁ DE VOLTAR TIMIDA, ESPIANDO POR TRAS DAS MONTANHAS COM SEU OLHO DE SOL, COMO APEDIR DESCULPAS POR SUAS PARTIDAS.
          EU  TAMBÉM ENSAIO LEVANTAR-ME DA CADEIRA ONDE ME FIZ DE ESCRITOR,E ME PERCO OUTRA VEZ NA AUSENCIA DO QUE FAZER!
                                                                                                                       ODAIR FLORES


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário